sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Existe vida após o ENEM

Eu não ia escrever nada sobre o ENEM. Afinal de contas, vocês já ouviram tudo que podiam sobre esse assunto. Palestras e mais palestras, todos os professores já falaram o ano todo sobre isso, além de entrevistas com psicólogos na TV... Enfim... Já sabem tudo que precisam saber. 
Mas então eu pensei bem e percebi que, justamente por isso, eu não podia deixar de me pronunciar, afinal, esse é um dia super importante, né? 
Não vou dizer pra ficarem tranquilos, pra descansarem na véspera da prova, pra confiarem naquilo que estudaram, pra fazer primeiro as questões que sabem, etc, etc... Vocês já ouviram isso umas 293882 vezes esse ano, né? ( Hi, já falei também... Rsrsr)

Quando eu entrei pra universidade, em 1998, não existia esse tal de "Nenem". Fazíamos  o bom, simples e tenebroso vestibular. Não havia essa quantidade toda de faculdades particulares, e as que existiam, na sua maioria, eram caras. Então, a gente precisava mesmo era de passar pra federal. Também não tinha esse lance de cotas, Pism, nada disso. Então, ou passava ou tentava de novo. E de novo e de novo. E haja cursinho. Hoje, há várias opções para quem quer fazer um curso superior. Temos faculdades particulares pra todo canto, que oferecem cursos a preços não tão altos. Claro que nem todas têm ensino de qualidade, mas há, sim, boas faculdades particulares que se preocupam com a qualidade do seu ensino e a formação de seus alunos.

O que eu quero dizer é que, embora não pareça, esse fim de semana não é o fim do mundo! Ou seja, sei que a expectativa é grande. E é justo que seja. Afinal, vocês se dedicaram meses pra essas provas. Muitos estão fazendo um concurso pela primeira vez e ainda têm que enfrentar a ansiedade de nem saber como é. Outros, já estão tentando pela 2a e até 3a vez e têm que lidar com a tensão de já terem falhado. Tem também aqueles que já estavam longe dos estudos há um tempo, e resolveram tentar entrar na facul agora. Enfim... São vários tipos de pessoas fazendo as provas e sensações e ansiedades diferentes. Mas estejam certos de uma coisa: há vida após o ENEM. Saibam que, seja qual for o resultado, vocês já são vencedores. Vencedores de terem chegado até aqui. Já pararam pra pensar quantos ficam no meio do caminho? Então, se vocês passarem na prova, ótimo! Universidade, lá vamos nós! Se vocês não passarem, caramba, a vida não acaba, ano que vem tem mais! E além disso, pode haver outras opções, outras alternativas a serem discutidas com sua família, dependendo das condições de seus pais. Mas, tia Ana! Eu perdi um ano estudando! E quem disse que se perde alguma coisa estudando? Educação é uma das coisas mais valiosas que se pode ter. Além disso, olha quanta coisa se ganhou esse ano ( além do que se aprendeu estudando, claro): um ano convivendo com seus amigos, provavelmente conheceram gente nova no colégio, fora os professores legais (tá... Uns chatos, também...), ou não vai dizer que vocês não tiveram bons momentos com seus colegas de classe esse ano? Se tiverem que fazer cursinho de novo ano que vem, tá, vai ter seu lado chato, mas irão conhecer outras pessoas, poderão ajudá-las com seus conhecimentos, e estarão mais firmes pro ano que vem, caso decidam  tentar outra vez, pois já terão a experiência que não têm agora. E se você é reincidente, relaxe, pois já traz uma experiência que pode fazer toda a diferença. 

E pensem que, daqui a poucos dias, 284 quilos serão tirados das suas costas e vocês estarão livres pra curtir o fim de ano, sem pensar em química, física ou geografia! 
Então... Relaxem! Ou pelo menos tentem... Rsrsr... Existe vida após o ENEM!  

Ah... uma última dica: antes de P e B só se usa M Kkkkk

Deus abençoe a todos vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário