quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O Zé, o Michel Teló e o presidente.

Eu odeio matemática. O-D-E-I-O!! Odeio mesmo, do verbo detestar. Consigo errar conta em calculadora. Sei que é uma ciência exata, etc, etc… Sei que é lindo pensar que as mesmas contas que Pitágoras fazia são as contas que a gente faz até hoje. Mas, Pitágoras, não me leve a mal… Odeio matemática. E sei que não estou sozinha nesse mundo de meu Deus. Mas se você, caro leitor, é uma dessas pessoas loucas desse mundo que gosta dessa matéria, tudo bem, eu te respeito, até te dou meu perdão… afinal, tem doido pra tudo, né? Pois se todos gostassem dos olhos o que seriam das remelas? Tem gente que gosta até de jiló! E tem até quem goste do Michel Teló! Como eu disse, tem doido pra tudo nesse mundo… Gente, vou confessar, não espalha, tá? No cursinho, acho que só assisti a umas três aulas de matemática. Matei todo o resto (Fiz intensivo). No dia do vestibular, marquei a mesma letra nas 20 questões da prova! Rsrsr… (Crianças, não tentem isso na prova do Enem). Sorte minha que, na época, o povo de humanas não fazia aberta de exatas. Ufa!
Então… Odeio matemática! E sabe por quê? Simplesmente porque eu não sei matemática. Mando super bem em humanas, mas cara… Não mete número no meio, não. Aff… Maaaas acontece que, na 7a série ( é, gente, na época se chamava “série”) esse quadro mudou. É que eu tive um professor bom pra caramba. Mas muito bom mesmo. O nome dele era Zé! É… Zé! O cara era tão bom que me ensinou a gostar da matéria, apenas porque ele sabia explicar super bem e eu passei a entender melhor sobre os números. Claro né gente, que eu não me apaixonei. Ai é querer muito, né? Rsrsr… Mas passei a gostar porque passei a entender (só naquele ano). Sei que muitos têm alguma história assim como a minha. Passaram a gostar, ou pelo menos a simpatizar com alguma matéria, por causa de algum professor legal que os fez entender do assunto. Tô certa?
E por que eu tô falando disso? Seguinte… Estamos há poucos dias das eleições… Caraca! Que assunto chato! Nesse ponto você já tá pensando em desistir de ler meu post, né? E sabe por quê? Porque assim como eu odeio a matemática, a maioria do povo brasileiro odeia a política. E assim como eu não gosto porque não entendo, as pessoas também não gostam porque não entendem. E sabe por quê? Existe uma cultura desgracenta no nosso país de que política é suja, chata, ruim, etc, etc. E que ninguém deve se envolver, entender, gostar… Acontece que é exatamente isso que os governantes querem que a gente pense, pois por pensar assim é que o povo fica alienado, vota mal, e o país continua desse jeito que está. Gente, o problema não está na política, está nos políticos.
Então, eu quero falar um pouco de política com você hoje. Não vou te falar pra votar no Aécio ou na Dilma. Primeiro, porque muitos que estão lendo aqui ainda nem votam. Segundo, porque não é minha intenção aqui dizer o que fazer. Nunca. Um bom educador não dá o peixe. Ensina a pescar. Quero apenas te incentivar a olhar a política de forma diferente. Não só nessa semana, mas começar a fazer isso daqui pra frente, nos próximos anos, pra que daqui a 2 anos, nas próximas eleições, ou quando você for votar, esteja pronto a escolher com sabedoria os seus candidatos, não porque seu pai, sua mãe, seu professor, seu vizinho vão votar nesse ou naquele. Mas porque VOCÊ entende que aquele candidato é o melhor. Claro que você pode e deve trocar ideia com seus pais, professores e pessoas mais velhas. E pra isso, gente , tem que estar por dentro. Então… Face não é só pra postar foto de espelho, não, caramba! Vamos usar pra alguma coisa que preste? ;)
Olha só, você quer ir pra faculdade? Isso é política! Você quer que seu pai ou sua mãe fiquem desempregados? Não?! Isso é política! Você quer ter liberdade pra falar o que quiser no face? Então… Isso é política! Você quer que sua avó encontre os remedinhos dela no posto, tadinha? Isso é política? Você quer ter o que comer o mês todo? Pois é… Até isso é política! Geeeente… A política tá em tudo. Então, não adianta fugir dela. Tá, talvez você nunca vá se apaixonar por política, assim como eu nunca me apaixonei pela matemática. Mas bastou eu entender um tiquim pra olhar pra ela com outros olhos. Então,procure compreender a política.
Mas tia Ana. Como eu faço isso? Não tem um professor legal pra me ensinar essa matéria! Então… Lá vai umas dicas…
1a lição: eu poderia dizer pra você começar lendo jornais e revistas. Mas sei que você não vai fazer isso. (Vocês não leem nem os livros legais que a gente pede na aula! Kkkkk…) E nem precisaria comprar os jornais! Tem tudo na Net! ( quem sabe, né? A esperança é a última que morre. Rsrsr) . Tá, não vou generalizar. Muita gente gosta de ler. Então se você é um desses, leia jornais e revistas. Tanto faz, de papel ou na internet. Mas se acha demais, então, comece devagar, dentro da sua praia. Vá seguindo umas pessoas formadoras de opinião. Siga no face, no Twitter, na rede social que você gostar. Seguir quem? Gente tipo: jornalistas de várias emissoras, colunistas de revistas, etc. Nada de Waleska Poposuda, em gente! Mesmo ela sendo uma grande pensadora… Huaahuahau… Mas é importante seguir mais de uma pessoa de diferentes lados pra ter diferentes opiniões, pra conhecer diferentes pontos de vista. Tipo assim: se você seguir G1 e Veja, só vai ouvir elogios ao PSBD, porque são duas mídias extremamente de direita e totalmente e parcialmente tucanas. Na verdade, quer um conselho? Nunca acredite muito no que essas duas falam… Na verdade… Não acredite em nada… Na verdade… Siga outras fontes… Rsrsr… Brincadeira… Siga quem você quiser. Revistas, jornais, pessoas… O Twitter é legal porque são pequenas frases, não fica chato, e você vai se interando assunto. Siga também alguns políticos. Siga o presidente da república. Gente, eu sigo até o Obama! Sigo políticos que eu não gosto e os que eu gosto. E lembre-se: nunca, nunca mesmo, acredite em tudo que leem e veem na internet. Desconfieem de tudo, pesquisem tudo antes de postar ou compartilhar.
 2o: Aprenda a pensar por si mesmo
.Examinar todas as opiniões , os fatos, apurar tudo e tirar as suas próprias conclusões. Você nasceu na era da internet! Aproveite isso! Nunca se deixe manipular. O voto é a única arma que temos para mudar nossa nação. Amanhã, num futuro não tão distante, você terá que enfrentar o mundo cruel. Estará aí procurando seus estágios, empregos, formando suas famílias… Plante agora pra colher amanhã.

3o: Não espere achar um partido sem corrupção. Isso não existe. Infelizmente. Por outro lado, apesar de ser beeeem raro, se cavucarmos bem, ainda vamos encontrar políticos honestos. Então, não aceite o “rouba-mas-faz”. Isso é tipo: “me estupra, mas usa camisinha”. (E não é estrupa, não, viu? Só pra constar… Rsrs) Gente, se o político faz, ele não tá fazendo mais do que a obrigação. Foi pra isso que a gente elegeu a criatura. E ele tá sendo pago pra isso - e muito bem pago por sinal. Então, ele tem que fazer SEM roubar. Isso existe? Boa pergunta! Eu disse que ainda há aqueles honestos, se chacoalharmos bem, né? Então… Vamos acreditar que dá pra termos um Brasil melhor. E se começarmos em nós? Sim… Em nós, gente… Lembrando que a corrupção começa quando colamos na prova, quando não devolvemos o troco que recebemos a mais, quando falsificamos a assinatura dos nossos pais na prova. Então, que tenhamos sim, um país menos corrupto, passando por mim, passando por você.
E por fim, nunca crie inimizades por causa de política. Somos uma democracia e cada um tem o direito de votar em quem quiser… Aécio, Dilma, Marina, Romário, Tiririca… Políticos passam. Amizades ficam.
See you later aligator!
Bjim no ombro e até a próxima!

 Ah… Vc quer saber em quem vou votar pra presidente? Só lamento… O voto é secreto!! Huahaua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário